domingo, 3 de março de 2013

Carta aos servos escolhidos por Deus




Não te maravilhes de que eu te tenha dito: Necessário vos é nascer de novo”. (Jo 3,8)

Não duvido de que os que estão a serviço na Igreja sejam, de fato, escolhidos de Deus para estar a serviço. No entanto sei também que o demônio sempre tem planos contrários aos de Deus para os chamados. E é ai que começam os problemas.


O que nasceu da carne é carne, e o que nasceu do Espírito é espírito”. (Jo 3,6)

Vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não abuseis, porém, da liberdade como pretexto para prazeres carnais. Pelo contrário, fazei-vos servos uns dos outros pela caridade, porque toda a lei se encerra num só preceito: Amarás o teu próximo como a ti mesmo (Lv 19,18).
Mas, se vos mordeis e vos devorais, vede que não acabeis por vos destruirdes uns aos outros. Digo, pois: deixai-vos conduzir pelo Espírito, e não satisfareis os apetites da carne. Porque os desejos da carne se opõem aos do Espírito, e estes aos da carne; pois são contrários uns aos outros. É por isso que não fazeis o que quereríeis. Se, porém, vos deixais guiar pelo Espírito, não estais sob a lei. Ora, as obras da carne são estas: fornicação, impureza, libertinagem, idolatria, superstição, inimizades, brigas, ciúmes, ódio, ambição, discórdias, partidos, invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas semelhantes. Dessas coisas vos previno, como já vos preveni: os que as praticarem não herdarão o Reino de Deus! Ao contrário, o fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura, temperança. Contra estas coisas não há lei. Pois os que são de Jesus Cristo crucificaram a carne, com as paixões e concupiscências. Se vivemos pelo Espírito, andemos também de acordo com o Espírito. Não sejamos ávidos da vanglória. Nada de provocações, nada de invejas entre nós”. (Gal 5,13-26)

As primeiras comunidades já tinham os mesmos problemas que se repetem hoje. Por que motivo um servo deixa a justiça e a caridade para se fazer senhor? Senhor no sentido de estar acima dos outros. Obras da carne, orgulhos, torpeza dos sentidos, arrogância, falta de amor, de caridade.
Como isso se resolve? Simples.
Tendo-se a clareza de que não fomos chamados por que somos bons cantores, instrumentistas, intercessores, pregadores, acolhedores ou o que que quer que seja que façamos na obra.
Fomos chamados por misericórdia de Deus, porque Ele quis que eu assumisse uma responsabilidade e não nos perdêssemos no caminho. Ele está no controle e sabe todas as coisas. O nosso objetivo é a salvação, primeiro a nossa, pois requer de nós renúncia e conversão e em seguida dos irmãos e irmãs com quem tivermos contato. Como poderemos colaborar com Cristo na conversão de alguém se o nosso testemunho diante dos irmãos que caminham conosco é o testemunho de alguém não convertido, que não conhece a Deus e se o conhece, faz-lhe que não o conhece?
Por isso devemos observar as escrituras e vivê-la atentamente. Ser servo é algo que começa entre nós. Somos servos uns dos outros. Como posso então querer o primeiro lugar, querer mandar, ser um orgulhoso no ministério que fui chamado, não agir caridosamente, não dar mais importância ao outro que a mim mesmo, ser interesseiro no que me favorece, desmerecer alguém, falar mal do outro, tomar a frente acreditando que do meu jeito é melhor ou que sou mais capacitado. A semente de satanás entra por essas brechas e contamina a todos. Logo vem as discórdias, rancores, intrigas, mágoas, desânimo e todas as consequências das atitudes geradas a partir da carne e não do Espírito. Logo você não está a serviço de Deus. Então está a serviço de quem? De si mesmo ou pior...
Quer ser um servo abençoado, um colaborador valoroso? Exalte os irmãos, auxilie-os em tudo o que puder. Ore junto, se importe com o outro, de a vez ao outro para que conduza a oração, para que faça a leitura, para que de sugestões, não ache sua voz a similar a dos anjos, porque não é. Deixe outros cantarem também. Seja humilde sem fingimento. Busque se assemelhar ao Cristo. Que Ele seja sua inspiração e seu modelo de perfeição. Olhe para Maria e sua humildade. Ela poderia fazer muito sucesso ao lado de Jesus como sua Mãe, mas Ela sabia que Ele é quem deveria aparecer. Ele é o Salvador e convém que Cristo cresça e que diminuamos. Exercite-se. Seja um verdadeiro servo(a) de Cristo e não um emissário(a) do maligno infiltrado na Igreja. Ou ainda, uma pessoa frustrada com sua vida pessoal que quer provar ao mundo que não é um inútil. Não! Você não é nada disso! Você é um(a) escolhido(a) de Deus e chamado(a) a santidade de vida, a vida eterna e a ser luz no mundo e sal da terra.
Por isso aja como tal. Tome posse da graça e dos dons que Deus te da para crescimento do Corpo Místico de Cristo e vamos adiante.
Bem vindo à batalha.
Finalmente, irmãos, fortalecei-vos no Senhor, pelo seu soberano poder. Revesti-vos da armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do demônio. Pois não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal (espalhadas) nos ares. Tomai, por tanto, a armadura de Deus, para que possais resistir nos dias maus e manter-vos inabaláveis no cumprimento do vosso dever. Ficai alerta, à cintura cingidos com a verdade, o corpo vestido com a couraça da justiça, e os pés calçados de prontidão para anunciar o Evangelho da paz. Sobretudo, embraçai o escudo da fé, com que possais apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai, enfim, o capacete da salvação e a espada do Espírito, isto é, a palavra de Deus. Intensificai as vossas invocações e súplicas. Orai em toda circunstância, pelo Espírito, no qual perseverai em intensa vigília de súplica por todos os cristãos. “(Ef 6, 10-18)

Nenhum comentário: